Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Casa cheia emocionou-se com “Miguel Sarapintas”
José Carlos Pereira, autor de “Miguel Sarapintas e o pinto de três patas”, emocionou-se e fez emocionar muitos dos adultos e crianças que encheram o polivalente da Escola de Moutelas (EB 1 de Felgueiras) no dia 11 de março, na apresentação do livro, organizada pelas Bibliotecas do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa. O escritor tocou no coração dos presentes. Chamou à atenção sobre problemas graves na sociedade, criticou a disputa de lugares em todos os setores, pediu a pureza das instituições “mas também mais amor entre as pessoas”. Referiu vários tipos de violência: a escolar, a doméstica e “o cruel abandono de idosos”. Citou exemplos de pessoas em sofrimento que lutam pela vida, como a menina doente oncológica e invisual de 6 anos que lhe pediu para que o livro seja editado em braille, e a familiar acamada, que diz: “Sofro muito, mas gosto de viver”. A profundidade da mensagem levou a que o diretor do Agrupamento, António Carvalho de Sousa, emocionado, desafiasse o autor a escrever um conto sobre o “bullying” em relação aos idosos.
António Sousa enalteceu esta obra infantojuvenil, referindo-o como “um livro de alerta e de resolução de conflitos”. Afirmou também: “O nosso Agrupamento tem excelentes profissionais na prevenção deste fenómeno”. Rolando Costa, amigo do escritor, professor e adjunto da direção, sublinhou: “Os obstáculos encontrados pelo Sarapintas podem muito bem ser os do Zé Carlos, numa sociedade que tanto quer unir e que lhe dá coragem para não se conformar e resistir a todos aqueles que não respeitam a diferença”. Adriana Sampaio, psicóloga da instituição, abordou a temática do livro. Disse: “Se os pais forem bons, os filhos tenderão a isso”. E considerou: “Este é um livro de família”.
Partilha connosco a tua última leitura, o último filme que viste ou o último texto que elaboraste e este será publicado brevemente :)
Não te esqueças de referir o título da obra, do filme ou da tua composição.
:)
Vamos a isto? Envia para:
biblioteca123dmfs@gmail.com
(cola este endereço no teu e-mail)
:)